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O Que Tem Nessa Bebeteca?

Nos últimos anos, observa-se no Brasil um interesse crescente pela educação da primeira infância. A noção de que bebês e crianças pequenas têm direito a aprender e a se desenvolver plenamente em espaços educativos formais é um dos legados do novo arcabouço jurídico e normativo que se estabeleceu desde a promulgação da Constituição Federal de 1988. A partir do reconhecimento de que a Educação Infantil integra a Educação Básica, pesquisadore(a)s, professore(a)s e gestore(a)s público(a)s vêm procurando materializar esse direito por meio de ações políticas e práticas pedagógicas.

Nessa perspectiva, um dos desafios para a construção de práticas educativas capazes de assegurar o direito da criança pequena a uma educação de qualidade refere-se à sua participação na cultura escrita. Para assegurar a esses sujeitos uma interação adequada com a prática da leitura de livros infantis é preciso investir na formação de mediadores capazes de selecionar um acervo de qualidade e realizar uma mediação competente. O projeto O que tem nessa bebeteca? se compromete a instrumentalizar mediadore(a)s – bibliotecário(a)s, professore(a)s de educação infantil, agentes culturais, aluno(a)s dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Psicologia, Artes Visuais, etc, a realizarem a seleção adequada de livros, a mediação de livros infantis, organização dos espaços de leitura, constituição e a disponibilização de acervos.

A partir de resenhas elaboradas pelo(a)s pesquisadore(a)s do Grupo de Pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância – LEPI e pela equipe do projeto organizam-se as sessões online do Projeto. As resenhas referem-se aos livros que integram o acervo da Bebeteca da FaE/UFMG e possuem duas partes, a primeira tem como principal interlocutor o pequeno leitor e, por isso, é escrita em uma linguagem acessível ao público infantil, empregando recursos que instigam o interesse e curiosidade das crianças. A segunda destina-se aos adultos. Nela, sugerem-se formas de realizar a mediação, ressaltando aspectos mais marcantes de cada obra. Ao estimular os adultos a socializarem com as crianças este gênero, o das resenhas de livros, espera-se contribuir para a formação autônoma desse pequeno leitor, que desde cedo é estimulado a participar das suas escolhas literárias. Dessa forma, a criança vai gradativamente formando seu repertório de autores, estilos e gêneros preferidos.

No decorrer das sessões, os participantes vão conhecendo autore(a)s, ilustradore(a)s, diferentes projetos gráficos, estilos, gêneros da literatura infantil e com isso, além de se apropriarem de critérios para a escolha de livros, vão ampliando o repertório acerca da literatura infantil e das estratégias de mediar as interações entre crianças e obras literárias.