Capítulo de Livros

  • BAPTISTA, M. C. Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil: um convite para continuar a sonhar e a agir em tempos sombrios. In: MARCÍLIO, Maria Thereza & MEDEIROS, Marilu Fontoura de.  (orgs). Educação brasileira: uma utopia do fragmento em curso. Salvador: EDUFBA, 2021. p. 219-244.
  • BAPTISTA, M.C. ; COLASSANTI, Marina & GOMES, Luciana. In: PRADES, Dolores (Org.). Por uma educação transformadora. III Seminário Internacional Arte, Palavras e Leitura. 2020/2021. 1 ed. São Paulo: Instituo Emília, 2021. p. 107-139. ISBN: 978-65-88467-06-0 https://www.artepalavraeleitura.com.br/wp-content/uploads/2021/09/APL3-Por-uma-educacao-transformadora.pdf
  • BAPTISTA, M.C et al . Carta às meninas e aos meninos em tempos de Covid 19. Disponível em: https://lepi.fae.ufmg.br/publicacoes/ebooks/covid19/ ISBN 978-65-00-08475-7.
  • BAPTISTA, M.C;  PETROVITCH, C. & AMARAL, M. P. L. do. Livros de Literatura para a primeira infância: a questão da qualidade. In: MORO, Catarina; VIEIRA, D. M. (Org.). Leituras em Educação Infantil: Contribuições para a formação docente. 1. ed. Curitiba: NEPIE/UFPR, 2019. v. 1. 256p. https://digitalcommons.fiu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1049&context=led
  • BAPTISTA, M. C. Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil: entre utopias e realidades. In: GONÇALVES, S. da R. V.; NOGUEIRA, G. M & MICHEL, C. B. (Orgs.) Práticas educativas no contexto do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa: desafios e possibilidades. Curitiba: Appris, 2019. p. 59-69. ISBN 978.85-473-2968-6
  • BAPTISTA, M.C ; NEVES, V. F. A.; CORSINO, P. & NUNES, M. F. R. Produção acadêmica sobre leitura e escrita na Educação Infantil. In: Carvalho, L. D. & NEVES, V. F. A. Infâncias, crianças e educação: discussões contemporâneas. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2018.
  • BAPTISTA, M. C. A leitura, a literatura infantil e os bebês. In: LIMA, E.; FARIAS, F. e LOPES, R. As crianças e os livros: reflexões sobre a leitura na primeira infância. Belo Horizonte: Fundação Municipal de Cultura, 2017. https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/smasac/assistencia-social/Diversos%20CMDCA/As%20criancas%20e%20os%20livros.pdf
  • BAPTISTA, M. C. O corte etário para a matrícula das crianças menores de seis anos: educação infantil ou ensino fundamental? O peso da alfabetização. In: MACEDO, M. S. A. N & GONTIJO, C. M. (Orgs.). Políticas e práticas de alfabetização. Recife: Ed.UFPE, 2017, p. 53-76.
  • BAPTISTA, M.C; BELMIRO, C. A. e GALVÃO, C. Educação Infantil e a gênese do processo de construção do leitor literário. In DEBUS, Eliane, JULIANO, Dilma Beatriz e BORTOLOTTO, Nelita. (organizadoras). Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações estéticas. Tubarão: Copiart: Unisul, 2016. p. 75-85 (Coleção linguagens). Disponível em http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017303
  • BAPTISTA, M. C. & CARRASCO, A. Early childhood literature in Brazil and Mexico. Illustrated books for children from 0 to 3 years. In: STEPHENS, J. & BELMIRO, C. A. Companion to International Children’s Literature. Reino Unido: The Routledge Companion to  International Children’s Literature, 2016. 560p. 978113778061
  • BAPTISTA, M. C. Formação de professoras nos cursos de aperfeiçoamento do NEPEI/MEC/UFSJ: entre utopias e possibilidades: In: SILVA, E, C. Et al (orgs.). Entrelaçando experiências: possibilidades de aperfeiçoamento profissional na educação infantil. Belo Horizonte: FAE/ UFMG, 2015. P.9-16.
  • BAPTISTA, M. C. Apresentação. Formação em serviço de professoras da Educação Infantil nos cursos de aperfeiçoamento do NEPEI/UFSJ;SEB- MEC: entre utopias e possibilidades. In: SILVA, Rogério Correia da et al (orgs.). Belo Horizonte: FaE-UFMG, 2015. p. 9-16.
  • BAPTISTA, M. C. Prólogo. Quem conta um conto…os menores de sete anos como leitores e autores. São Paulo: SM, 2015b.
  • BAPTISTA, M. C. A formação do professor da educação infantil: desafios para a construção de um direito social. In: PEREIRA, A. C. & FIGUEIREDO, R. C. de. Formação, experiência e criação: curso Educação Infantil, Infâncias e Arte. Belo Horizonte: EBA/FaE/UFMG, 2014. (Brochura)
  • BAPTISTA, M. C. O lugar da linguagem escrita no currículo da educação infantil. In: FAVACHO, A. m. P.; PACHECO, J. A. & SALES, S. R. Currículo: conhecimento e avaliação. Curitiba, PR: CRV, 2013. p.209-220.
  • BAPTISTA. M. C. A Leitura , a literatura infantil e os bebês. In: LIMA, E. ; FARIAS, F. & LOPES, R. As crianças e os livros. Reflexões sobre a leitura na primeira infância. Belo Horizonte, Fundação Municipal de Cultura, 2012.
  • BAPTISTA, Mônica Correia. Leitura literária na primeira infância: a experiência da bebeteca Can Butjosa em Barcelona. In: VERSIANI, Maria Zélia (org). A criança e a leitura literária: livros, espaços e mediações. Curitiba: Editora Positivo, 2012.
  • BAPTISTA, Mônica Correia. Alfabetização e letramento em classes de crianças menores de sete anos: direito da criança ou desrespeito à infância? In: Gonçalvez, A. V. e PINHEIRO, A. S. (org). Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente.  Editora Mercado de Letras, 2011. ISBN é: 9788575911648.
  • BAPTISTA, M.C. Alfabetização e Letramento em Classes de Crianças Menores de Sete Anos. In: DALBEN, A. ; DINIZ, j.; LEA, L. SANTOS, L. (orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Alfabetização e Letramento, Arte-Educação, Educação Infantil, Ensino da Língua Portuguesa, Ensino de Línguas Estrangeiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p.95-110.
  • BAPTISTA. M. C. Integração das creches e pré-escolas aos sistemas. In: Duarte, A. C. e Duarte, M. R. T. Termos da legislação educacional brasileira. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2007.
  • BAPTISTA. M. C.; VIEIRA, L. M. F. & COELHO, R. C. F. Regulamentação da Educação Infantil. In: Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. Educação Infantil: construindo o presente. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2002. p. 123-138.
  • BAPTISTA, M.C. Alfabetização e letramento em classes de crianças menores de sete anos. In: Ângela Dalben et al (org). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.