Mônica Correia Baptista
Coordenação

Professora Associada do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela UFMG. Pesquisadora do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita – CEALE/FAE/UFMG  e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Infância e Educação Infantil  – NEPEI da FAE/UFMG. Atua prioritariamente em temas relacionados às práticas pedagógicas de leitura e escrita com crianças de zero a seis anos, com ênfase na formação do leitor de literatura; políticas educacionais e currículo na Educação Infantil. Coordena o Grupo de Pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância – LEPI, do CEALE/FAE/UFMG.  Integra a Comissão Articuladora do Fórum Mineiro de Educação Infantil – FMEI.

Maria Fernanda Rezende Nunes
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Coordenação adjunta

Professora Titular-livre do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordena o Curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação da UNIRIO e é líder do grupo de pesquisa Educação Infantil e Políticas Públicas EIPP/CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando nos seguintes temas: política pública, formação, alfabetização e currículo. É bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e representante no comitê científico da Anped – GT Educação da Criança de zero a seis anos). Integra o Fórum de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro.

Patrícia Corsino
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Coordenação adjunta

Professora associada do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pedagoga pela Universidade Santa Úrsula, mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É coordenadora adjunta do Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação-LEDUC e coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Linguagem e Escola, da UFRJ. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes campos: infância e linguagem, Educação Infantil, alfabetização, leitura e escrita e literatura infantil. Foi professora, coordenadora pedagógica e diretora em instituição de Educação Infantil. Integra o Fórum de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro.

Vanessa Ferraz Almeida Neves
Coordenação adjunta

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora do Programa de Pós-graduação em Educação na mesma instituição. Possui graduação em Psicologia, mestrado em Psicologia Social e doutorado em Educação pela UFMG, com estágio sanduíche na Indiana University, sob supervisão do Prof. William Corsaro (2010). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI/FaE/UFMG), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA/FaE/UFMG) e do Grupo Leitura e Escrita na Primeira Infância (LEPI/FaE/UFMG).

Angela Maria Rabelo Ferreira Barreto
Consultoria

Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora-assistente do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília entre 1989 e 1996. Técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea (1985-1992; 1998-2002), realizando estudos e pesquisas sobre educação básica, perfil e formação de professores e educação infantil. Entre 1992 e 1998, foi responsável pela Coordenação-Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação (COEDI/SEB/MEC). Coordenou a área de Educação da Unesco no Brasil (2002-2003). Pesquisadora e consultora junto a instituições nacionais (Ministério da Educação, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social/Presidência da República, entre outras) e internacionais (UNESCO; BID; PNUD e OEI), tendo publicado, individualmente e em coautoria, artigos e capítulos de livros sobre educação básica, desenvolvimento e educação infantil.

Angela Bibiana Nogueira
Secretária geral

Formada em Psicologia Clínica ( Bacharelado e Licenciatura), pós graduada em Recursos Humanos. Atuou por cerca de quinze anos como psicóloga organizacional. De 2002 até o presente, trabalha na UFMG com projetos de extensão e pesquisa nas áreas de Educação, Cultura e Meio Ambiente, na elaboração de projetos, captação de recursos, execução e secretaria administrativa de projetos.