Chapada Diamantina(BA) 2022/2023

4ª EDIÇÃO (Chapada Diamantina/BA)

Formação realizada com professoras e demais profissionais da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, dos municípios de Boninal, Boquira e Mucugê, na Bahia. Esta edição, que teve o financiamento da Fundação Itaú Social, promoveu não apenas a formação a distância como também a oferta de acervos literários para todas as escolas e crianças envolvidas neste projeto.

PERÍODO:  23/03/2022 a 26/04/2023

PARTICIPANTES:  esta edição ofertou 304 vagas, distribuídas entre os municípios da Chapada Diamantina, na Bahia. Foram constituídas de oito turmas, sendo:  

  • Boquira: Creche Associação Fraterna  São José, Creche M. Janilde Figueiredo S. Machado, Escola Municipal Professor Abdias, Colégio M. Dr José Lins da Costa, Colégio M. Olavo Figueiredo Costa, Colégio Municipal Paulo Freire, Colégio M. Manoel Almeida Nezinho,  Colégio M. Francisco Oliveira Dua, Colégio Municipal Pedro Paulo, Colégio Municipal André Prieto, Escola M. de Palmeira de Baixo, Colégio M. Pedro Joaquim Barbosa, Colégio Municipal Santo Antônio, Colégio M. José Antônio Primo, Colégio M. São Francisco de Assis, Colégio M. Divino Pai Eterno,  Escola M. Lagoa do Leite, Escola Multisseriada Dr. José Lins da Costa, Colégio M. José Antonio Primo, Escola Multisseriada de Malhada do Caminho, Escola M. de Barreiro do Canto, Escola Multisseriada de Vereda, Escola M Monteiro Lobato, Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, Colégio M. João Brito Leite.
  • Mucugê: G. E. Anatalino Pina Medrado, Escola Municipal Eurico Belo, E. Municipal Benjamin Alencar, E. M. José Paulo de Lima, E. Municipal Pedra Grande, E. M. João Alves de Oliveira, E. M. Dário José de Novaes, E. Municipal Nova Mucugê, E. M. Vitório Pereira dos Santos, E. M. Almiro Medrado Farias, E. M. Augusto Landulfo Medrado, E. Municipal José de Anchieta, E. M. Cleriston Andrade, E. Municipal Santos Dumont, E. Municipal Augusta Medrado, E. Municipal Joana Angélica, Escola Municipal Ana Nere, E. Municipal Rui Barbosa, E. M. Alba Azevedo Medrado, E. Municipal Josino Ferreira, E. M. Coronel Douca Medrado.
  • Boninal: Centro Educacional de Boninal, Escola M. Primeiro de Maio, Escola M. Ângelo José Benigno, Grupo Escolar Elísio Paiva, Creche Escola Maria Alaíde C. V. Nova – CEMA, Escola M. Marcelino de Matos, Escola Municipal Carlos Gomes, Escola M. Maria Quitéria, Escola Municipal Elísio Paiva, Escola M. Juracy Magalhães, Colégio Municipal de Lagoão, Escola M, Dois de Julho, Escola M. 15 de novembro, E. Municipal Octacílio E. Paiva, Escola Municipal Emílio Tunes, Escola Municipal D. Pedro I, Escola M. Sete de setembro, Escola Municipal Joana Angélica.

EQUIPE DE FORMADORAS: A equipe teve a coordenação geral da professora Mônica Correia Baptista e, na coordenação de curso, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo. As coordenadoras de tutoria foram: Laís Caroline Andrade Bitencourt, Mariana Parreira Lara do Amaral, Maria do Carmo Rezende dos Santos Assunção de Oliveira, e Silvania de Souza Andrade.

A equipe de tutoras por: Camila Souza Petrovich, Dayse Martins Picancio, Eliana Crepaldi Santos, Patrice Michelle Dias Nascimento, Rita de Cássia Costa Teixeira, Soraya Farias Pereira Pego, Vera Lucia da Conceição Silva Gonçalves e Vera Lúcia Otto Diniz.

BOLSISTAS E VOLUNTÁRIAS: Bárbara Maria Sanches Louback, Mariana Cabral Soares,   

APOIO À INFORMÁTICA:  Cinthia Madureira de Aguiar e Silva, Adriana Hasslabecor, Bento Neves Baeta Bento, Giovana Melo Guimarães.

EQUIPE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA:  Sílvia Amélia Gonçalves Guimarães Castro

CARGA HORÁRIA:  150 horas, sendo 44 horas de atividades síncronas, 8 horas de seminários e 98 horas de atividades assíncronas.

  • As atividades assíncronas foram compostas por seis oficinas de literatura infantil, uma oficina de práticas de leitura e escrita, quatro tertúlias literárias, um encontro de acolhimento às cursistas, um encontro de formação para uso das tecnologias digitais e nove encontros de sistematização de estudos dos cinco módulos da formação.
  • As atividades assíncronas foram compostas por leituras de unidades da Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil, realização de exercícios na plataforma Moodle, participação nos Fóruns de Debates, apreciação de vídeos diversos e aulas assíncronas gravadas previamente.
WordPress Image Gallery Plugin