Apresentação

O acesso à cultura letrada é condição fundamental para a inclusão dos diferentes grupos que constituem a sociedade contemporânea. As crianças, desde a mais tenra idade, inseridas nessa sociedade grafocêntrica, têm o direito de vivenciarem práticas sociais nas quais a leitura seja elemento fundamental não apenas de fruição, mas também de constituição de subjetividades. A leitura literária integra o universo infantil, promovendo a experiências de alteridade, de estímulo à imaginação e à criatividade. 

A Bebeteca tem cumprido papel relevante ao promover projetos de extensão integrados a atividades de ensino e de pesquisa, que reúnem pesquisadoras do Grupo de Pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância – LEPI, da FaE/UFMG, professoras de instituições de Educação Infantil de escolas pública e privadas, aluno(a)s de graduação e de pós-graduação dos cursos de Biblioteconomia, Pedagogia, Belas Artes, Letras para refletir acerca dos livros, das crianças e do papel do mediador na garantia do direito à literatura. 

A criação da Bebeteca coincide com um momento auspicioso para a Educação Infantil e, em especial, para as discussões relacionadas ao papel que essa etapa da Educação Básica deve desempenhar na formação de leitores. De um lado, observa-se a ênfase dada à Educação Infantil na formação do(a) pedagogo(a), a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia (2006) e da reforma curricular do curso de Pedagogia da UFMG (2008). De outro lado, a compreensão de que o processo de apropriação da leitura e da escrita se inicia antes da entrada no Ensino Fundamental. 

O papel da Educação Infantil no processo de apropriação das linguagens oral e escrita pelas crianças vem ganhando importância, sobretudo, após algumas diretrizes de políticas públicas, tais como o fortalecimento do preceito legal que define creches e pré-escolas como primeira etapa da Educação Básica, a extensão da educação obrigatória para crianças a partir dos quatro anos de idade, a homologação da Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/CEB 05/2009), a aprovação da Base Nacional Curricular para a Educação Infantil (BRASIL, 2017).

Nesse contexto, profissionais que atuam na Educação Básica e gestores dos sistemas de ensino demandam cursos e atividades acadêmicas capazes de assegurar formação teórica e prática que dialogue com as dúvidas e os desafios que perpassam as práticas educativas no que se refere à alfabetização, ao letramento e os processos de apropriação das linguagens na primeira infância. 

Contando com um acervo de quase três mil livros, selecionados a partir de critérios de qualidade literária, estabelecidos pela curadoria do(a)s pesquisadore(a)s do LEPI/FaE/UFMG, a Bebeteca, por meio dos seus projetos de extensão, de pesquisa e de ensino promove reflexões sobre a constituição de acervos adequados à primeira infância; mediação literária junto a bebês e demais crianças pequenas; a importância da literatura infantil; história da literatura infantil, política públicas de compra e de distribuição de livros entre outras temática.

 

Conheça mais sobre os projetos