Apresentação

O Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil tem como missão formar professores e professoras para desenvolver, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita em creches e pré-escolas públicas.


Acreditamos que a Educação Infantil é fundamental para a formação de leitores e escritoras desde os primeiros anos de vida, alinhando-se às diretrizes da Constituição Federal, à LDB e às DCNEI, que garantem a educação como direito de todas as crianças desde o nascimento. Nosso trabalho é fundamentado na Base Nacional Comum Curricular, especialmente no campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, promovendo a integralidade da formação infantil, a inter-relação entre diferentes linguagens e o contato com a literatura como arte e elemento essencial para a constituição das subjetividades das crianças.


O curso parte da compreensão de que a leitura e a escrita são práticas sociais que acontecem em situações reais e significativas, integradas à oralidade e a outras linguagens. A brincadeira é valorizada como elemento estruturante da cultura infantil, e não apenas como estratégia de ensino, garantindo a autonomia das crianças e a exploração de diferentes formas de expressão, convencionais e não convencionais.


Nosso material didático-pedagógico inclui cadernos temáticos, encarte para famílias e recursos de apoio que conectam teoria, prática e experiências vividas na Educação Infantil. As atividades propostas incentivam a reflexão docente, o diálogo com textos, filmes e outras fontes culturais, e o compartilhamento de experiências, promovendo uma formação sólida e transformadora.


Destinado a professores em exercício em creches e pré-escolas públicas, o curso tem carga horária de 120 horas, distribuídas ao longo de dois semestres, articulando ciência, arte e vida. A proposta integra concepções que reconhecem as crianças, desde bebês, como autoras e leitoras, a literatura como eixo estruturante da prática educativa, e os docentes como leitores e agentes de cultura.


O curso também contempla estratégias de formação ampliadas, envolvendo equipes estaduais, formadores regionais e locais, e profissionais de cada escola, promovendo um diálogo constante entre teoria, prática e política educacional.


Nosso compromisso é com a construção de práticas educativas que respeitem as especificidades das crianças, incentivem a autonomia docente e contribuam para o acesso de todas as crianças à cultura escrita, formando leitores e escritoras desde os primeiros anos de vida.