Nana Neném: entre livros, historias e canções
Desde que nasce os bebês se inserem no fluxo vivo da linguagem e por meios das interações significam e ressignificam o mundo ao seu redor. As cantigas de ninar, os acalantos, as brincadeiras com os sons e com o corpo, os balbucios e a tentativa do adulto de nomear para as crianças suas sensações e sentimentos são as primeiras experiências narrativas das crianças. Nesse processo constrói-se uma relação em que a sensibilidade afetiva vai dando volume à sensibilidade poética e a descoberta da linguagem.
As concepções acerca do papel da linguagem como constituidora do pensamento e da função da literatura como formadora do sujeito têm nos ajudado a pensar como é fundamental ampliar as experiências infantis, desde os bebês, com o universo da cultura escrita em diferentes espaços e por meio de diferentes inter-relações, abarcando um amplo conjunto de agentes mediadores e de espaços de formação.
Para assegurar a esses sujeitos uma interação adequada com a prática da leitura de livros infantis o projeto da Bebeteca, Nana Neném, investe na formação de mediadores capazes de selecionar um acervo de qualidade e realizar uma mediação competente, além de promover ações mediadas junto com bebês de 0 a 3 anos, ampliando a experiência literária, estética e cultural desses sujeitos que estão em constantes descobertas do mundo.