PROLLEI

Projeto de Oficinas de Leitura Literária na Educação Infantil

O debate sobre a importância da leitura literária para crianças desde os primeiros anos de vida tem possibilitado trazer à tona o valor de aproximar as crianças da literatura. Todavia, é escasso o conhecimento de pesquisas sobre o contato da literatura com as crianças antes de elas dominarem a capacidade de ler e de escrever autonomamente. Para formar um leitor literário desde a educação infantil são necessárias não somente propostas curriculares, mas também um trabalho que assegure o convívio constante com textos literários.

Por outro lado, o mediador que se ocupa da atividade de ler para os pequenos precisa também estar em contato com livros que lhe assegurem uma formação literária. Dessa forma, o Projeto de Extensão Oficinas de Formação de Mediadores e Promotores de Leitura Literária tem por finalidade organizar oficinas destinadas a alunos dos cursos de Pedagogia, Letras, Biblioteconomia, Artes Visuais, bem como a profissionais que atuam em instituições de educação infantil, bibliotecas, museus e outros espaços não escolares. Seu principal objetivo é capacitar esses agentes e instrumentalizá-los para atuarem como mediadores e promotores de leitura literária junto a crianças a partir dos seis meses de idade, desenvolvendo sua experiência cognitiva, emocional e estética. Os encontros são organizados por temáticas, permitindo que haja discussões aprofundadas sobre temas pouco discutidos nas escolas, seja porque os professores não dominam o assunto, seja porque ainda não se tem claro que esses temas podem e devem ser apresentados às crianças.

Considerando a importância das narrativas e, em especial, das narrativas literárias para crianças desde a mais tenra idade, seria de se esperar que as propostas curriculares contemplassem um trabalho pedagógico capaz de assegurar o direito à literatura, na acepção de Candido (1995). Para o pleno exercício desse direito, não basta assegurar materiais, tempos e espaços destinados à leitura, nem tampouco debates e conversas literárias após as narrativas. Não é suficiente ainda constituir um acervo apropriado à faixa etária, mantendo livros que considerem a pluralidade de ideias, visões e modelos de ser, atuar e refletir. Todos esses são elementos importantes e também tributários da função primordial da educação na infância que, como etapa fundamental da educação básica, deve ser a de dar início ao trabalho sistemático de letramento literário.