3ª EDIÇÃO (Emenda Parlamentar 2022/2023)
Formação realizada em parceria pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade Federal de Juiz de Fora, financiada por emendas parlamentares dos Deputados Federais Aurea Carolina e Rogério Correia.
PERÍODO: 11/03/2021 a 30/03/2022
PARTICIPANTES: esta edição contemplou 415 vagas para professoras e coordenadoras pedagógicas de quatro municípios mineiros, sendo das seguintes instituições:
- Belo Horizonte: Escola Municipal Ulysses Guimarães; Creche Dom Giussani; EMEI Marta Nair Monteiro; EMEI Vila Santa Rosa; EMEI Vila Senhor dos Passos; EMEI Vila Antena;
- Contagem: Escola Cordelina Silveira Mattos, anexo Pés no Chão, anexo Monteiro Lobato; CEMEI Icaivera; CEMEI Beija Flor;
- Juiz de Fora: Creche Comunitária Celsa Moreira de Souza; Escola Municipal Pedro Nagib Nasser; Escola Municipal João Evangelista; Creche Comunitária Antônio Vieira Tavares; Creche Comunitária Maria Aparecida de Assis; Escola Municipal Maria das Dores Lizardo; Creche Comunitária José Goretti; Creche Monteiro Lobato; Escola Municipal Helena de Almeida Fernandes; Creche Comunitária Clélia Gervásio Scafuto; Escola Municipal Edith Merhey; Escola Municipal Reynaldo de Andrade; A. A. Adalberto Teixeiras Fernandes Filho; Creche Comunitária Leila de Melo Fávero; Escola Municipal Carlos Alberto Marques; Escola Municipal Maria Aparecida Sarmento; Creche Comunitária Cônego Francisco M. de Oliveira; Creche Comunitária Virginia Fávero Noceli; Escola Municipal Maria José Vilella; Escola Municipal Maria Júlia dos Santos; Escola Municipal Bonfim; Escola Municipal de Educação Infantil Professora Renata Teixeira Bastos;
- Mathias Barbosa: Escola Municipal Orlinda de Albuquerque Castro; Creche Municipal Izar Maria Couto Mendonça; Escola Municipal José Maria Amâncio; Escola Municipal Lucy de Castro Cabral; Escola Municipal Marieta Miranda Couto.
EQUIPE DE FORMADORAS: Esta formação teve a coordenação compartilhada entre duas universidades federais: Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Juiz de Fora, ambas de Minas Gerais.
Para atendimento a este quantitativo de participantes, foram criadas 14 turmas, sendo seis turmas sob a coordenação da UFMG e oito turmas sob a coordenação da UFJFA.
O curso que foi inicialmente concebido para acontecer presencialmente foi remodelado para o formato a distância em função da pandemia da Covid-19. Deste modo, as atividades e o conteúdo foram adaptados para o modelo virtual com encontros síncronos e atividades assíncronas na plataforma Moodle.
A equipe teve a coordenação geral da professora Mônica Correia Baptista, coordenação adjunta da professora Hilda Aparecida Linhares da Silva. Estiveram na coordenação de curso Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo (UFMG) e Rosângela Veiga Júlio Ferreira (UFJF). As coordenadoras de tutoria foram: Alessandra Latalisa de Sá, Mariana Parreira Lara do Amaral, Laís Caroline Andrade Bitencourt, pela UFMG; e Ameliana Augusta Campos Zaghetto, Luciene Celina Cristina Mochi, Marlúcia Corrêa Soares e Silvania de Souza Andrade, pela UFJF.
A equipe de tutoras da UFMG foi formada por: Ana Carolina Silva Correia , Bárbara Poliana Rodrigues Torres Versieux , Camila Souza Petrovich, Carla Maline de Carvalho, Luma Schall Drumond e Rosalba Rita Lima. A equipe de tutoras da UFJF foi formada por: Ana Letícia Duin Tavares, Daniele Freitas de Araújo, Edinéia Castilho, Kenny Carla Rufino, Maria Cristina Fontes Amaral, Míriam Nogueira Duque Villar, Soraia Loures Lins Ribeiro de Sá, Thaís Silva do Nascimento, Lídia Mara Souza, Tamires Cristina dos Reis Carlos Alvim.
BOLSISTAS E VOLUNTÁRIAS : Dayse Martins Picancio, Grace Kelly dos Santos Cândido , Bárbara Maria Sanches Louback, Mariana Cabral Soares, Paula Queiroz de Castro Alves, Valéria Pacheco Guimarães
APOIO À INFORMÁTICA: Cinthia Madureira de Aguiar e Silva, Bento Neves Baeta Bento, Giovana Melo Guimarães.
EQUIPE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA: Sílvia Amélia Gonçalves Guimarães Castro
CONVIDADOS: Odilon Esteves Lima Neto (ator), Alessandra De Caux Fernandes e Souza (EMEI Henfil/BH), Denise Franca Sthehling (EMEI Henfil/BH), Maria Dolores Viana Prades (Revista Emília), Alexandre Rampazo (autor e ilustrador), Raquel Mattsushita Gonçalves (autora e ilustradora) , Paulo Sergio Fochi (Unisinos), Maria Emilia Lopez (Jardin Infantil Faculdade de Direito/ Buenos Aires), Ana Luiza Bustamante Smolka (Unicamp), Solange Jobim e Souza (UERJ), Cecília Maria Aldigueri Goulart (UFF).
CARGA HORÁRIA: 148 horas, sendo 46 horas de atividades síncronas, 8 horas de seminários e 94 horas de atividades assíncronas, sendo:
- Atividades assíncronas compostas por cinco oficinas de literatura infantil, quatro tertúlias literárias sobre autoras mulheres brasileiras e suas obras, e dez encontros de sistematização de estudos dos oito módulos da formação.
- Atividades assíncronas compostas por leituras de unidades da Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil, realização de exercícios na plataforma Moodle, participação nos Fóruns de Debates, apreciação de vídeos diversos e aulas assíncronas gravadas previamente.