Quem somos?

LEITURA E ESCRITA NA PRIMEIRA INFÂNCIA (LEPI)

Tendo sido registrado, em 2014, no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, o LEPI/FaE/UFMG tem como objetivo promover o conhecimento acadêmico sobre temáticas relacionadas ao processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças menores de seis anos, em espaços escolares e não escolares. Além de docentes da FaE/UFMG, integram a equipe de pesquisadores (as), professoras voluntárias de outras instituições de ensino superior, estudantes da graduação e da pós-graduação e professoras da Educação Básica das redes públicas e privadas de ensino. As pesquisas e os projetos desenvolvidos pelo LEPI possuem interfaces com o CEALE – Centro de Alfabetização Leitura e Escrita da Faculdade de Educação e com o NEPEI – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil, ambos da Faculdade de Educação da UFMG. Podem ser citados como temas de interesse de pesquisa: Avaliação de políticas públicas de formação de professores/as; Currículo e educação infantil; Avaliação da/na educação infantil; Papel da educação infantil no processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças; Concepções de professoras de creches e pré-escolas sobre alfabetização na educação infantil; Relação entre educação infantil e ensino fundamental; Os processos de seleção de livros pelas professoras da educação infantil; Os processos de seleção de livros pelas crianças; Livros ilustrados e primeira infância; Políticas de compra e de distribuição de livros para instituições de educação infantil; Bibliotecas escolares em creches e pré-escolas; Livros de literatura infantil e crianças com deficiência visual; Censura na Literatura Infantil; Literatura oral; Questão étnico racial e os livros para crianças da educação Infantil, entre outros.

Desde 2016, o Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil vem participando de fóruns, congressos, encontros promovidos pelos fóruns estaduais de Educação Infantil, pelo Movimento Interfóruns de Educação Infantil, por universidades e secretarias de educação que querem conhecer as concepções que fundamentam, e solicitam informações sobre sua implantação.

 

Apresentações do projeto
16/09/2014 Belo Horizonte (MG) NEPEI/FAE/UFMG
01/07/2015 Curitiba (MT) Fórum Paranaense de Educação Infantil
06/10/2015 Florianópolis (SC) 37ª Reunião Nacional da ANPED. Reunião do MIEIB
01/02/2016 São Paulo Todos pela Educação
22/09/2016 Curitiba (PR) XXXII Encontro Nacional do MIEIB
29/09/2016 Rio de Janeiro Linguagem escrita e a BNCC
17/10/2016 Belo Horizonte (MG) Encontro do NAPq
24/01/2017 João Pessoa  Encontro MIEIB – Regional Nordeste
21/02/2016 Curitiba Seminário Interseccionalidades, Pesquisa, Educação e Diversidade – UFPR
03/04/2017 Lima (Peru) Reunião com Ministério da Educação do Peru
11/04/2017 Vitória (ES) UFES – IV SEMINÁRIO DO GRUFAE
17/04/2017 Brasília (DF) Reunião com Ministério da Educação (DICEI)
08/05/2017 Fortaleza (CE) Fórum de Educação Infantil do Ceará
18/05/2017 Brasília (DF) III Encontro Ampliado do Fórum De Educação Infantil do Distrito Federal
22 a 26/05/2017 Rio de Janeiro (RJ) Gravação do programa Jornada Pedagógica
30/05/2017 Juiz de Fora (MG) I SEMINÁRIO INTERNO DO GRUPO DE PESQUISAS LINFE. PROJETO “LEITURA E LEITORES” UFJF
22/06/2017 Teófilo Otoni (MG) Fórum Regional de Educação Infantil do Mucuri e Jequitinhonha – FREIMJ
26/06/2017 Natal Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte
17/07/2017 Vitória (ES) III CONBAlf – Congresso Brasileiro de Alfabetização – UFES
03/08/2017 Campina Grande Fórum de Educação Infantil da Paraíba
09/08/2017 Brasília (DF) CNE – Discussão sobre a BNCC da EI
11/08/2017 Cuiabá (MT) REUNIÃO MENSAL do Fórum Matogrossense de Educação Infantil
19/08/2017 Juiz de Fora (MG) Fórum de Educação Infantil da Zona da Mata
22/08/2017 Belo Horizonte (MG) CEALE Debate e NEPEI e FMEI Convidam -UFMG
25/08/2017 Bolonha (Espanha) EECERA
12/09/2017 Porto Alegre (RS) Reunião com as Instituições Federais de Ensino Superior
01 a 05/10/2017 São Luís do Maranhão Mini curso na 38 reunião da Anped
25/11/2017 São Paulo (SP) Instituto Vera Cruz
1/12/2017 Bahia  Fórum Bahiano de Educação Infantil – Universidade Federal da Bahia.
11/12/2017 Belo Horizonte (MG) PNAIC Pré-escola Belo Horizonte Faculdade de Educação da UFMG
 03/02/2018 Niterói (RJ) Palestra Equívocos,  desafios e possibilidades de leitura  escrita na Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia/Fundação Municipal de Educação de Niterói.
25 a 27/05/2018 Guarapari (ES) Congresso Internacional de Educação Infantil e Anos Iniciais BRINCAR – palestra: “Leitura e Escrita e a Formação Docente” e a parte da tarde com a Mesa Redonda com o tema: “A Construção do Documento Norteador da Alfabetização da Educação Infantil/PNAC – da Construção a Pratica”. 
03/10/2019 João Pessoa XXXV Encontro Nacional do MIEIB. Leitura e escrita na Educação Infantil como prática emancipatória: a experiência de BH
11 a 14/09/2019 Santarém (PA) VI Encontro Regional Norte do Movimento Interfóruns de Educação Infantill-MIEIB – Palestra: Leitura e escrita na Educação Infantil
20 a 21/02/2019 Tocantins VI Seminário de Educação Infantil . A Educação Infantil no Contexto da BNCC: contribuição do currículo
18/02/2020 Coronel Fabriciano (2020) A implementação do currículo de referência em Minas Gerais e o desenvolvimento da linguagem escrita na Educação Infantil
 2020 a 2023 Belo Horizonte, Juiz de Fora e Matias Barbosa (MG) Curso LEEI: oferta por projeto de extensão de formação continuada para professoras de creches e pré-escolas dos munícipios de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Matias Barbosa (MG)
2021 a 2022 Belo Horizonte (MG) Curso LEPI: curso de aperfeiçoamento voltado à formação de orientadoras e professoras da Educação Infantil
2021 – Remoto PROLLEI – Oficina de Leitura Literária na Educação Infantil
2021 – Belo Horizonte Tertúlia Literária: quem lê também tem muito a dizer. Ação de extensão voltada à leitura literária, vinculada à Bebeteca e ao LEPI
2022 a 2026 Minas Gerais Projeto de pesquisa “Avaliação da leitura e da escrita na/da educação infantil: instrumentos e procedimentos”. Pesquisa com professoras formadas pelo curso LEEI em municípios de Minas Gerais
2022 a 2023 Contagem Curso LEPI: formação de orientadoras e professoras da Educação Infantil da rede municipal
2022 a 2023 Chapada Diamantina Curso de aperfeiçoamento para profissionais da Educação Infantil da região da Chapada Diamantina
2022 –  Minas Gerais Projeto Fórum Mineiro de Educação Infantil: projeto de extensão coordenado por Mônica Correia Baptista, vinculado ao LEPI e ao NEPEI
2023 – Região Sudeste Curso LEEI – Região Sudeste: formação continuada para professoras de pré-escolas públicas da Região Sudeste, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (MEC)
2024-2025 Minas Gerais Continuidade nos anos de 2024 e 2025 dos seguintes projetos: Curso LEEI – Região Sudeste; Projeto de pesquisa sobre avaliação da leitura e da escrita na Educação Infantil; Grupo de Pesquisa LEPI;  Oficinas de Leitura Literária – PROLLEI; Tertúlia Literária e Projeto Fórum Mineiro de Educação Infantil


Projeto “Avaliação da Leitura e da Escrita na Educação Infantil (LEEI)”

1. Apresentação do projeto

O projeto Avaliação da leitura e da escrita na/da Educação Infantil: instrumentos e procedimentos (LEEI), financiado pela Fapemig (APQ-01105-22) e coordenado pela Prof.ª Mônica Correia Baptista (FaE/UFMG), tem como objetivo produzir conhecimento científico sobre a leitura e a escrita na Educação Infantil, articulando-as a processos de avaliação, formação docente e políticas públicas.

2. Contexto da Meta 1

A Meta 1, intitulada “Levantamento e organização da produção acadêmica brasileira sobre leitura, escrita e sua inteface com a avaliação na Educação Infantil”, teve como finalidade identificar, reunir, organizar e analisar teses e dissertações defendidas no Brasil entre 2013 e 2023 que tratam dessas temáticas.
Essa etapa constituiu a base empírica e analítica do projeto, oferecendo um panorama inédito da produção acadêmica nacional e subsidiando o desenvolvimento das metas seguintes, voltadas à elaboração de instrumentos e estratégias de avaliação.

3. Metodologia

O trabalho envolveu um mapeamento sistemático na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) seguido de leitura e análise dos resumos. Cada registro foi classificado em um banco estruturado por blocos de variáveis (identificação, área de conhecimento, público-alvo, concepções teóricas e metodológicas, entre outros), permitindo cruzamentos e análises quantitativas e qualitativas. O processo analítico foi conduzido por uma equipe de pesquisadoras associadas ao LEPI e contou com etapas de validação e revisão coletiva, de modo a garantir consistência e transparência às classificações.

4. Banco de dados

O Banco de Teses e Dissertações sobre Leitura, Escrita e Avaliação na Educação Infantil reúne 161 trabalhos catalogados e interpretados segundo os blocos analíticos definidos na pesquisa. Esse repositório representa um produto técnico-científico inédito e replicável, que possibilita identificar tendências, lacunas, concepções e contribuições da produção acadêmica brasileira. O banco foi concebido como um instrumento público de apoio à formação docente, às políticas de Educação Infantil e a novas investigações acadêmicas.

5. Planilha online e Tableau Public

A base está disponível no Tableau Public, em formato aberto e interativo, contendo:

  • Planilha integral para download (.xlsx), com todos os registros e variáveis;
  • Dashboards e pastas temáticas que exemplificam diferentes possibilidades de leitura dos dados;
  • Filtros e gráficos interativos que permitem explorar as informações por instituição, ano, região, área, abordagem teórica e metodológica, entre outros recortes.

O painel busca tornar acessíveis e compreensíveis os resultados da Meta 1, estimulando o uso público dos dados e a ampliação do debate sobre as concepções e práticas de avaliação da leitura e da escrita na Educação Infantil.