
LEITURA E ESCRITA NA PRIMEIRA INFÂNCIA (LEPI)
Tendo sido registrado, em 2014, no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, o LEPI/FaE/UFMG tem como objetivo promover o conhecimento acadêmico sobre temáticas relacionadas ao processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças menores de seis anos, em espaços escolares e não escolares. Além de docentes da FaE/UFMG, integram a equipe de pesquisadores (as), professoras voluntárias de outras instituições de ensino superior, estudantes da graduação e da pós-graduação e professoras da Educação Básica das redes públicas e privadas de ensino. As pesquisas e os projetos desenvolvidos pelo LEPI possuem interfaces com o CEALE – Centro de Alfabetização Leitura e Escrita da Faculdade de Educação e com o NEPEI – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil, ambos da Faculdade de Educação da UFMG. Podem ser citados como temas de interesse de pesquisa: Avaliação de políticas públicas de formação de professores/as; Currículo e educação infantil; Avaliação da/na educação infantil; Papel da educação infantil no processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças; Concepções de professoras de creches e pré-escolas sobre alfabetização na educação infantil; Relação entre educação infantil e ensino fundamental; Os processos de seleção de livros pelas professoras da educação infantil; Os processos de seleção de livros pelas crianças; Livros ilustrados e primeira infância; Políticas de compra e de distribuição de livros para instituições de educação infantil; Bibliotecas escolares em creches e pré-escolas; Livros de literatura infantil e crianças com deficiência visual; Censura na Literatura Infantil; Literatura oral; Questão étnico racial e os livros para crianças da educação Infantil, entre outros.
Desde 2016, o Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil vem participando de fóruns, congressos, encontros promovidos pelos fóruns estaduais de Educação Infantil, pelo Movimento Interfóruns de Educação Infantil, por universidades e secretarias de educação que querem conhecer as concepções que fundamentam, e solicitam informações sobre sua implantação.
| Apresentações do projeto | ||
| 16/09/2014 | Belo Horizonte (MG) | NEPEI/FAE/UFMG |
| 01/07/2015 | Curitiba (MT) | Fórum Paranaense de Educação Infantil |
| 06/10/2015 | Florianópolis (SC) | 37ª Reunião Nacional da ANPED. Reunião do MIEIB |
| 01/02/2016 | São Paulo | Todos pela Educação |
| 22/09/2016 | Curitiba (PR) | XXXII Encontro Nacional do MIEIB |
| 29/09/2016 | Rio de Janeiro | Linguagem escrita e a BNCC |
| 17/10/2016 | Belo Horizonte (MG) | Encontro do NAPq |
| 24/01/2017 | João Pessoa | Encontro MIEIB – Regional Nordeste |
| 21/02/2016 | Curitiba | Seminário Interseccionalidades, Pesquisa, Educação e Diversidade – UFPR |
| 03/04/2017 | Lima (Peru) | Reunião com Ministério da Educação do Peru |
| 11/04/2017 | Vitória (ES) | UFES – IV SEMINÁRIO DO GRUFAE |
| 17/04/2017 | Brasília (DF) | Reunião com Ministério da Educação (DICEI) |
| 08/05/2017 | Fortaleza (CE) | Fórum de Educação Infantil do Ceará |
| 18/05/2017 | Brasília (DF) | III Encontro Ampliado do Fórum De Educação Infantil do Distrito Federal |
| 22 a 26/05/2017 | Rio de Janeiro (RJ) | Gravação do programa Jornada Pedagógica |
| 30/05/2017 | Juiz de Fora (MG) | I SEMINÁRIO INTERNO DO GRUPO DE PESQUISAS LINFE. PROJETO “LEITURA E LEITORES” UFJF |
| 22/06/2017 | Teófilo Otoni (MG) | Fórum Regional de Educação Infantil do Mucuri e Jequitinhonha – FREIMJ |
| 26/06/2017 | Natal | Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte |
| 17/07/2017 | Vitória (ES) | III CONBAlf – Congresso Brasileiro de Alfabetização – UFES |
| 03/08/2017 | Campina Grande | Fórum de Educação Infantil da Paraíba |
| 09/08/2017 | Brasília (DF) | CNE – Discussão sobre a BNCC da EI |
| 11/08/2017 | Cuiabá (MT) | REUNIÃO MENSAL do Fórum Matogrossense de Educação Infantil |
| 19/08/2017 | Juiz de Fora (MG) | Fórum de Educação Infantil da Zona da Mata |
| 22/08/2017 | Belo Horizonte (MG) | CEALE Debate e NEPEI e FMEI Convidam -UFMG |
| 25/08/2017 | Bolonha (Espanha) | EECERA |
| 12/09/2017 | Porto Alegre (RS) | Reunião com as Instituições Federais de Ensino Superior |
| 01 a 05/10/2017 | São Luís do Maranhão | Mini curso na 38 reunião da Anped |
| 25/11/2017 | São Paulo (SP) | Instituto Vera Cruz |
| 1/12/2017 | Bahia | Fórum Bahiano de Educação Infantil – Universidade Federal da Bahia. |
| 11/12/2017 | Belo Horizonte (MG) | PNAIC Pré-escola Belo Horizonte Faculdade de Educação da UFMG |
| 03/02/2018 | Niterói (RJ) | Palestra Equívocos, desafios e possibilidades de leitura escrita na Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia/Fundação Municipal de Educação de Niterói. |
| 25 a 27/05/2018 | Guarapari (ES) | Congresso Internacional de Educação Infantil e Anos Iniciais BRINCAR – palestra: “Leitura e Escrita e a Formação Docente” e a parte da tarde com a Mesa Redonda com o tema: “A Construção do Documento Norteador da Alfabetização da Educação Infantil/PNAC – da Construção a Pratica”. |
| 03/10/2019 | João Pessoa | XXXV Encontro Nacional do MIEIB. Leitura e escrita na Educação Infantil como prática emancipatória: a experiência de BH |
| 11 a 14/09/2019 | Santarém (PA) | VI Encontro Regional Norte do Movimento Interfóruns de Educação Infantill-MIEIB – Palestra: Leitura e escrita na Educação Infantil |
| 20 a 21/02/2019 | Tocantins | VI Seminário de Educação Infantil . A Educação Infantil no Contexto da BNCC: contribuição do currículo |
| 18/02/2020 | Coronel Fabriciano (2020) | A implementação do currículo de referência em Minas Gerais e o desenvolvimento da linguagem escrita na Educação Infantil |
| 2020 a 2023 | Belo Horizonte, Juiz de Fora e Matias Barbosa (MG) | Curso LEEI: oferta por projeto de extensão de formação continuada para professoras de creches e pré-escolas dos munícipios de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Matias Barbosa (MG) |
| 2021 a 2022 | Belo Horizonte (MG) | Curso LEPI: curso de aperfeiçoamento voltado à formação de orientadoras e professoras da Educação Infantil |
| 2021 – | Remoto | PROLLEI – Oficina de Leitura Literária na Educação Infantil |
| 2021 – | Belo Horizonte | Tertúlia Literária: quem lê também tem muito a dizer. Ação de extensão voltada à leitura literária, vinculada à Bebeteca e ao LEPI |
| 2022 a 2026 | Minas Gerais | Projeto de pesquisa “Avaliação da leitura e da escrita na/da educação infantil: instrumentos e procedimentos”. Pesquisa com professoras formadas pelo curso LEEI em municípios de Minas Gerais |
| 2022 a 2023 | Contagem | Curso LEPI: formação de orientadoras e professoras da Educação Infantil da rede municipal |
| 2022 a 2023 | Chapada Diamantina | Curso de aperfeiçoamento para profissionais da Educação Infantil da região da Chapada Diamantina |
| 2022 – | Minas Gerais | Projeto Fórum Mineiro de Educação Infantil: projeto de extensão coordenado por Mônica Correia Baptista, vinculado ao LEPI e ao NEPEI |
| 2023 – | Região Sudeste | Curso LEEI – Região Sudeste: formação continuada para professoras de pré-escolas públicas da Região Sudeste, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (MEC) |
| 2024-2025 | Minas Gerais | Continuidade nos anos de 2024 e 2025 dos seguintes projetos: Curso LEEI – Região Sudeste; Projeto de pesquisa sobre avaliação da leitura e da escrita na Educação Infantil; Grupo de Pesquisa LEPI; Oficinas de Leitura Literária – PROLLEI; Tertúlia Literária e Projeto Fórum Mineiro de Educação Infantil |
Projeto “Avaliação da Leitura e da Escrita na Educação Infantil (LEEI)”
1. Apresentação do projeto
O projeto Avaliação da leitura e da escrita na/da Educação Infantil: instrumentos e procedimentos (LEEI), financiado pela Fapemig (APQ-01105-22) e coordenado pela Prof.ª Mônica Correia Baptista (FaE/UFMG), tem como objetivo produzir conhecimento científico sobre a leitura e a escrita na Educação Infantil, articulando-as a processos de avaliação, formação docente e políticas públicas.
2. Contexto da Meta 1
A Meta 1, intitulada “Levantamento e organização da produção acadêmica brasileira sobre leitura, escrita e sua inteface com a avaliação na Educação Infantil”, teve como finalidade identificar, reunir, organizar e analisar teses e dissertações defendidas no Brasil entre 2013 e 2023 que tratam dessas temáticas.
Essa etapa constituiu a base empírica e analítica do projeto, oferecendo um panorama inédito da produção acadêmica nacional e subsidiando o desenvolvimento das metas seguintes, voltadas à elaboração de instrumentos e estratégias de avaliação.
3. Metodologia
O trabalho envolveu um mapeamento sistemático na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) seguido de leitura e análise dos resumos. Cada registro foi classificado em um banco estruturado por blocos de variáveis (identificação, área de conhecimento, público-alvo, concepções teóricas e metodológicas, entre outros), permitindo cruzamentos e análises quantitativas e qualitativas. O processo analítico foi conduzido por uma equipe de pesquisadoras associadas ao LEPI e contou com etapas de validação e revisão coletiva, de modo a garantir consistência e transparência às classificações.
4. Banco de dados
O Banco de Teses e Dissertações sobre Leitura, Escrita e Avaliação na Educação Infantil reúne 161 trabalhos catalogados e interpretados segundo os blocos analíticos definidos na pesquisa. Esse repositório representa um produto técnico-científico inédito e replicável, que possibilita identificar tendências, lacunas, concepções e contribuições da produção acadêmica brasileira. O banco foi concebido como um instrumento público de apoio à formação docente, às políticas de Educação Infantil e a novas investigações acadêmicas.
5. Planilha online e Tableau Public
A base está disponível no Tableau Public, em formato aberto e interativo, contendo:
- Planilha integral para download (.xlsx), com todos os registros e variáveis;
- Dashboards e pastas temáticas que exemplificam diferentes possibilidades de leitura dos dados;
- Filtros e gráficos interativos que permitem explorar as informações por instituição, ano, região, área, abordagem teórica e metodológica, entre outros recortes.
O painel busca tornar acessíveis e compreensíveis os resultados da Meta 1, estimulando o uso público dos dados e a ampliação do debate sobre as concepções e práticas de avaliação da leitura e da escrita na Educação Infantil.
