LEITURA E ESCRITA NA PRIMEIRA INFÂNCIA (LEPI)
Tendo sido registrado, em 2014, no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, o LEPI/FaE/UFMG tem como objetivo promover o conhecimento acadêmico sobre temáticas relacionadas ao processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças menores de seis anos, em espaços escolares e não escolares. Além de docentes da FaE/UFMG, integram a equipe de pesquisadores (as), professoras voluntárias de outras instituições de ensino superior, estudantes da graduação e da pós-graduação e professoras da Educação Básica das redes públicas e privadas de ensino. As pesquisas e os projetos desenvolvidos pelo LEPI possuem interfaces com o CEALE – Centro de Alfabetização Leitura e Escrita da Faculdade de Educação e com o NEPEI – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil, ambos da Faculdade de Educação da UFMG. Podem ser citados como temas de interesse de pesquisa: Avaliação de políticas públicas de formação de professores/as; Currículo e educação infantil; Avaliação da/na educação infantil; Papel da educação infantil no processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças; Concepções de professoras de creches e pré-escolas sobre alfabetização na educação infantil; Relação entre educação infantil e ensino fundamental; Os processos de seleção de livros pelas professoras da educação infantil; Os processos de seleção de livros pelas crianças; Livros ilustrados e primeira infância; Políticas de compra e de distribuição de livros para instituições de educação infantil; Bibliotecas escolares em creches e pré-escolas; Livros de literatura infantil e crianças com deficiência visual; Censura na Literatura Infantil; Literatura oral; Questão étnico racial e os livros para crianças da educação Infantil, entre outros.