DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
Adriana Bonadiman de Mesquita Sales. Sala de leitura e educação infantil: um estudo em três escolas municipais na cidade do Rio de Janeiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Alessandra Domingos Correa Gideoni. Trajetória de uma criança em relação à apropriação da escrita: o que ela não pode saber?. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) – Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
Aline do Nascimento Ricci. Práticas narrativas e espaços de educação Infantil. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Aline do Nascimento Ricci. CRIANÇAS, FOTOGRAFIAS E PRÁTICAS: O QUE DIZEM OS ESPAÇOS FÍSICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Amanda Mester Barbosa. Entre acervos, espaço e leituras: o processo formativo de construção da sala de leitura de um espaço de desenvolvimento infantil. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Educação-PPGE-UFRJ) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo. Educação Infantil e Ensino Fundamental: relações em construção. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Educação e Docência – PROMESTRE) – Faculdade de Educação da UFMG, . Coorientador: Mônica Correia Baptista.
Ana Flávia Teixeira Véras. Memórias Leitoras Narrativas Reveladoras. A formação do leitor que forma leitores. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Bruna Leite Galvão. Pela estrada afora eu não vou bem sozinha: a experiência de mediação leitura literária e a classificação dos livros de literatura infantil por faixa etária. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
Bruno Tovar Falciano. Políticas públicas para a educação: um mapeamento das diferentes trajetórias na educação infantil da cidade do Rio de Janeiro a partir do censo da educação básica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Bruno Tovar Falciano. A trajetória escolar de crianças desde a educação infantil aos priemiros anos do ensino Fundamental: a construção de uma metodologia a partir do Censo da Educação Básica. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Camila Souza Petrovitch. ATOS DE CONTROLE, CENSURA E REGULAÇÃO NA LITERATURA INFANTIL E A PRÁTICA DOCENTE: vozes de professoras da Educação Infantil de Belo Horizonte. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Educação e Docência – PROMESTRE) – Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Mônica Correia Baptista.
Camila Trigo Matos. Brincadeiras de ?mamãe e filha/o? na educação infantil: apropriações de relações de gênero por meninas e meninos em um contexto coletivo. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
Carina Oliveira Silva. Literatura indígena: retomada, protagonismo e resistência.. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Educação-PPGE-UFRJ) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patrícia Corsino.
Carla Andréa Lima da Silva. Saberes e fazeres das crianças: Manifestações das culturas infantis em situações dirigidas pela professora. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Carolina Monteiro Soares. Leitura do livro album na Educação Infantil. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação – UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patrícia Corsino.
Cristiene de Sousa Leite Galvão. O que é literatura para bebês e crianças bem pequenas?. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) – Faculdade de Educação da UFMG, . Coorientador: Mônica Correia Baptista.
Dayenne de Souza Bassut Pereira. A escolha de livros de literatura infantil por professoras da Educação Infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em PROMESTRE Mestrado Profissional) – Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Mônica Correia Baptista.
Débora Barbosa dos Reis. O processo de construção da imitação de uma bebê ao longo de seu primeiro ano na Educação Infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
Domenique Sendra Heiderique. O que gente passa é normal, acaba sendo normal?: O olhar de mães refugiadas acerca da entrada de suas crianças em escolas do municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caixas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Edson Cordeiro dos Santos. De onde vim, onde estou, para onde vou? A Educação Infantil e o movimento comunitário na Baixada Fluminense. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Edson Cordeiro dos Santos. Iniciativas populares: o movimento comunitário e a Educação Infantil na Baixada Fluminense. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Eliana Crepaldi Santos. Avaliação na Educação Infantil ? A qualidade do ambiente de aprendizagem na pré escola e sua relação com o desenvolvimento e aprendizado infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em PROMESTRE Mestrado Profissional) – Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Mônica Correia Baptista.
Eline Moreira Ferreira de Oliveira. A interferência da judicialização nas políticas públicas de acesso à Educação Infantil no município do Rio de Janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Elizabeth Vieira Rodrigues De Sousa. Alfabetização e Letramento na Educação Infantil: Os Professores e suas Práticas (Um Estudo Em Dois Municípios). 2016. Dissertação (Mestrado em PROMESTRE Mestrado Profissional) – Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Mônica Correia Baptista.
Fabíola Aparecida Faria Ribeiro. ?A ALEGRIA DA CONQUISTA?: Análise do processo de construção da autonomia dos movimentos psicomotores ao longo de três anos em uma turma de Educação Infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
Fátima Alves Pereira. Educação Infantil Em Tempo Integral No Município De São Gonçalo: Reflexões Sobre Educação Integral. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Coorientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Fernanda Bezerra de Almeida. Concepções de leitura e escrita nas unidades do Proinfância. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Fernanda Bezerra de almeida. Leitura e escrita: vozes e imagens do Proinfância no Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Fernanda Cecília Faria de Ávila. Alfabetização e letramento na Educação Infantil: análise das concepções de professores das UMEIs do município de Belo Horizonte. 2016. Dissertação (Mestrado em PROMESTRE Mestrado Profissional) – Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Mônica Correia Baptista.
Fernanda Rohlfs. Práticas de leitura literária na educação infantil: como elas ocorrem em turmas de uma UMEI em Belo Horizonte?. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) – Faculdade de Educação da UFMG, . Coorientador: Mônica Correia Baptista.
Gabriela Barreto da Silva Scramingnon. “Eu lamento, mas é isto que nós temos” O lugar da creche e de seus profissionais no município do Rio de Janeiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Helen da Silva Escansette. Infância, linguagem e gênero literario: um estudo sobre letramento. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Hélen Aparecida Queiroz. O Jogo Literário; espaço,função e reverberação da literatura na formação do leitor na infância. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Isabela Costa Dominici. A educação infantil e os eventos de letramento em uma turma de 5 anos. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
Joana D’Arc Souza Feitoza Varejão. O jogo da enunciação em sala de aula e a formação de sujeitosleitores e produtores de textos. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Jordanna Castelo Branco. A presença do discurso religioso em uma escola de Educação Infantil da rede pública de ensino do município de Duque de Caxias. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação – UFRJ, . Orientador: Patrícia Corsino.
Leandro Henrique de Jesus Tavares. Educação Infantil e direito: o que pensam as crianças. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Leandro Henrique De Jesus Tavares. Educação Infantil E Direito: O Que Dizem As Crianças. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Lilian Aparecida de Souza Montalvão. Eu vou andar de trem/ você vai também: uma viagem pela dinâmica de constituição cultural das crianças de uma turma de 3 anos na educação infantil. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
Luciana Chaves de Aguiar Pacheco. A literatura infantil e as crianças com deficiência visual na Educação Infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Educação e Docência – PROMESTRE) – Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Mônica Correia Baptista.
Lucidalva Porcina da Silva. A GENTE FICA NO ZERO A ZERO?: TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O FUNDAMENTAL NO COLÉGIO PEDRO II. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Lucienne Mariano Leão. Leitura de adaptações literárias no Colégio Pedro II: recortes de tradição e inovação. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação – UFRJ, . Orientador: Patrícia Corsino.
Luisa Côrtes Fonseca. Caminhos literários: como as obras premiadas da FNLIJ chegam às crianças. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Educação-PPGE-UFRJ) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Luisa Côrtes Fonseca. Caminhos literários: como crianças leem as obras premiadas na categoria criança pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ?. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Educação-PPGE-UFRJ) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Patrícia Corsino.
Luiz Gustavo Prado de Oliveira. Inclusão escolar e mediação: diálogos entre educação e psicologia. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Luiz Gustavo Prado de Oliveira. A mediação na Educação Infantil: o caso das unidades do Proinfância no Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Luiza de Paula Cortezzi. As vivências no currículo do berçário: as possibilidades de autonomia e proteção entre bolinhas e almofadas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
MARIA BEATRIZ DE ALMEIDA SERRA. LIVROS DE LITERATURA PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: CONCEPÇÕES DE AUTORES E EDITORES BRASILEIROS PREMIADOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Maria do Carmo Rezende dos Santos Assunção de Oliveira. A imersão das crianças na cultura letrada: as boas práticas de leitura literária na Educação Infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em PROMESTRE Mestrado Profissional) – Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Mônica Correia Baptista.
Maria Clara de Lima Santiago Camões. Práticas Culturais, leitura e escrita: o perfil dos professores de educação infantil do município do Rio de Janeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Maria Nazareth de Souza Salutto de Mattos. Leitura literária na creche: o livro entre texto, imagens, olhares, corpo e voz. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação – UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patrícia Corsino.
Mariana Parreira Lara do Amaral. Livro ilustrado e primeira infância: leituras que excedem palavras. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Educação e Docência – PROMESTRE) – Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Mônica Correia Baptista.
Mariana Roncarati. Formação de professores de creche: um estudo de caso. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Mariana Roncarati de Souza Rocha. Perspectivas de uma educação dialógica na creche: a co-autoria da criança na construção da prática educativa. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Marina Pereira de Castro e Souza. O Proinfantil no município do Rio de Janeiro de agentes auxiliares a professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação – UFRJ, . Orientador: Patrícia Corsino.
Mayara Capella Silva Cruz de Brito. O papel do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte na formulação de políticas públicas para a Educação Infantil. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) – Faculdade de Educação da UFMG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Mônica Correia Baptista.
Morgan Healy. Avaliação das crenças dos alunos do ensino médio brasileiro sobre a parentalidade e o desenvolvimento infantil. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Fulbright do Brasil. Coorientador: Mônica Correia Baptista.
Pablo Luiz de Faria. AS POLÍTICAS E AS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA COM A TEORIA CRÍTICA. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Pablo Luiz de Faria Vieira da Silva. As condições de trabalho docente na Educação Infantil: uma análise a partir do Proinfância em quatro municípios do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Patrícia Sodré dos Santos. Percepções e narrativas de crianças sobre suas infância no território da Mangueira. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Priscila Melo Basílio. Os conselhos municipais de educação na região metropolitana do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Rachel Martins Arenari Razuk. LINGUAGEM E CRECHE: ENTRE ESPAÇOS, TEMPOS E RELAÇÕES. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação – UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patrícia Corsino.
Rafaela Louise Silva Vilela. Práticas de leitura de crianças na Biblioteca Parque da Rocinha: reflexões sobre a formação do leitor. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação – UFRJ, . Orientador: Patrícia Corsino.
Renata de Lima Costa. Educação Infantil E Pandemia: Concepções De Crianças, Infâncias, Relação Com As Famílias. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Renata de Lima Costa. Pais e Responsáveis, Tem Sido Muito Prazeroso Elaborar Atividades e Sugestões Para Vocês Realizarem Com Seus Filhos?. A relação família e escola durante a pandemia da Covid-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Renata Novais de Queiroz. Livros de não ficção para as infâncias: possíveis saberes entre o real e o imaginário.. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Educação-PPGE-UFRJ) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Renata Novais de Queiroz. Livros não ficcionais para crianças: concepções e práticas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola privada da cidade do Rio de JaneiroLivros não ficcionais para crianças: concepções e práticas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola privada da cidade do Rio de Janeiro. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Roberta Flavia Alves Ferreira. Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista, na educação infantil: O desafio da formação dos professores. 2017. Dissertação (Mestrado em PROMESTRE Mestrado Profissional) – Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Mônica Correia Baptista.
Rodrigo Duarte Portela. A cultura do lúdico: as brincadeiras musicais tradicionais da infância em um contexto do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
Rosane Monteiro Gomes. Educação Infantil e Ensino Fundamental: Questões da transição. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Rosane Monteiro Gomes. O lugar da família na creche: os desafios na institucionalização da infância. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Rosária Fátima Corrêa Maia. Educação infantil, crianças surdas e pobreza. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Rosária de Fátima Correa Maia. Surdez, Educação E Políticas Sociais: A Educação Infantil Do Instituto Nacional De Educação De Surdos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Roseléa Pereira da Slva Siles. Creches comunitárias: uma nova institucionalidade para a infância. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Roseléa Pereira da Silva Siles. Crianças aguardem na fila: estratégias de ofertas de vagas em creches na rede pública municipal de São Gonçalo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Rosita Mattos da Silva. As histórias da gente que cabem num livro – Experiências de leitura do primeiro ano do Ensino Fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação – UFRJ, . Orientador: Patrícia Corsino.
Simone Xavier de Lima. Biblioteca Ramal de Nova Iguaçu: letramento e práticas leitoras. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Sonia Travassos. Entre histórias, brinquedos e brincadeiras: os personagens leitores do Sítio do Picapau Amarelo. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação – UFRJ, . Orientador: Patrícia Corsino.
Sônia Maria Milone de Freitas Travassos. Lobato, infância e leitura: a obra infantil de Monteiro Lobato com crianças na escola da atualidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação – UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patrícia Corsino.
Thaysa Galeno do Vale. Formação de professores na educação infantil: a formação em serviço e suas possibilidades. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Vera Lúcia Otto Diniz. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS PARA IDENTIFICAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Educação e Docência – PROMESTRE) – Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Mônica Correia Baptista.
Vera Lucia Santos Moura. O PNAIC e a Educação Infantil no Rio de Janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Vera Lucia Santos Moura. O Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa Na Educação Infantil E As Práticas De Leitura E Escrita: Considerações Sobre O Trabalho Remoto Em Municípios Do Estado Do Rio De Janeiro?. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Virgínia Souza Oliveira. O processo de inserção de bebês em uma Escola Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
Virna Mac-Cord Catão. Musicalização na Educação Infantil: em repertórios e práticas culturais e musicais.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação – UFRJ, . Orientador: Patrícia Corsino.
TESES DE DOUTORADO
Alice Coutinho da Trindade. Educação Infantil e Capital Humano: tendência e disputas no Brasil e no Chile. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Alice de Paiva Macário. Descortinando as vivências dos bebês na creche: a relação com os artefatos culturais. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
Ana Cláufia Campuzano Martinez. Literatura infantil: identidade e diversidade. 2019. Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Educação-PPGE-UFRJ) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Ana Claudia Campuzano Martinez. O livro-objeto na literatura infantil brasileira: desdobrando leituras com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Bruno Tovar Falciano. Avaliação da Educação Infantil: princípios norteadores e ferramentas de acompanhamento das políticas públicas. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Bruno Tovar Falciano. Por uma avaliação em larga escala da rede escolar que respeite a educação infantil e subsidie a gestão pública. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Camila dos Anjos Barros. O pacto federativo e a cobertura do atendimento na Educação Infantil. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Camila dos Anjos Barros. Imagens da Escola: Infância e Escolarização no Colégio Pedro II. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Carla Andrea Lima da Silva. Currículo, cultura e formação humana: tecituras de práticas educativas na Educação Infantil em uma escola ribeirinhada Amazônia e outra metropolitana do sudeste brasileiro. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Claudia Pimentel. Espaços de Livro e Leitura: um estudo sobre as salas de leitura de escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Clovis Piau Santos. Relações entre a licenciatura em Ciências Biológicas e o desenvolvimento profissional na perspectiva de professores egressos da UNEB/Campus VI. 2021. Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Educação-PPGE-UFRJ) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patrícia Corsino.
DIONE MACHADO SILVA COELHO. CRIANÇAS LEITORAS E SUAS ESCOLHAS LITERÁRIAS: um estudo com alunos do 5º ano do Colégio Pedro II. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Edneia Castilho. Educação infantil na rede pública municipal de ensino de juiz de fora: o que dizem as práticas de professoras reconhecidas por premiações nacionais. 2021. Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Educação-PPGE-UFRJ) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Edson Cordeiro dos Santos. LDB – Duas décadas de desafios para a pré-escola: uma análise do monitoramento do acesso na cidade de Nova Iguaçu entre 1996 e 2016. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
Elaine Soares França. A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA E IMAGINAÇÃO EM UMA TURMA AO LONGO DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
Elenice de Brito Teixeira Silva. Atos de Criação: as origens culturais da brincadeira dos bebês. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
Elizabeth Vieira Rodrigues de Souza. A inserção e a participação de bebês em atos de cuidar na Educação Infantil. 2025. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
Fernanda de Araújo Frambach. Discursos em mosaico: formação literária, espaços de leitura e alfabetização nas politicas públicas e em contexto da prática,. 2021. Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Educação-PPGE-UFRJ) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Hélen Aparecida Queiroz. A poesia em territórios improváveis: jovens de periferia em cena. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação – UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patrícia Corsino.
Jacqueline da Silva Gonçalves. “Não é uma caixa!” uma análise das vivências das crianças na atividade de brincar ao longo de três anos. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
Jordanna Castelo Branco. Avaliação de contexto de práticas de oralidade, leitura e escrita na pré-escola: possibilidades e desafios. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
KARLA RIGHETTO RAMIREZ DE SOUZA. AS CRIANÇAS E O RECREIO Investigando as relações de pares nos primeiros anos do Ensino Fundamental. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Larissa Monique de Souza Almeida Ribeiro. Processos de imitação das ações de cuidado pelos bebês na Educação Infantil. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
Lauren Souza do Nascimento Marchesano. A leitura literária na educação infantil: as respostas das crianças a questões existenciais relacionadas ao sentido trágico. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado) – Faculdade de Educação – UFRJ, . Orientador: Patrícia Corsino.
LEONARDO VILLELA DE CASTRO. ENCONTRO DOS RIOS: Um Estudo Comparado da Formação de Professores de Educação Infantil em Dois Cursos de Pedagogia, Presencial e a Distância, da UNIRIO.. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Letícia Santos da Cruz. Educação Infantil e Ensino Fundamental no Município do Rio de Janeiro: A leitura e a Escrita na Transição. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Patrícia Corsino.
Maria Cláudia Meira Santos Barros. Memória e trajetória de vida de professoras do Alto Sertão da Bahia nas décadas de 1950 e 1960.. 2021. Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Educação-PPGE-UFRJ) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patrícia Corsino.
Maria Eugênia Carvalho de la Roca. A Formação do professor de educação infantil Portugal-Brasil: um estudo comparativo.. 2010. Tese (Doutorado em Ciências de Educação) – Universidade de Aveiro, . Coorientador: Patrícia Corsino.
Rafaela Louise Silva Vilela. Literatura infantil digital: arte, infância e tecnologia na escola. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patrícia Corsino.
Sônia Maria Milone de Freitas Travassos. Concepções, funções e práticas de salas de leitura de escolas da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação – UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patrícia Corsino.
Vanessa de Abreu Camasmie. Aulas de Literatura do Ensino Fundamental I do Colégio Pedro II ? Campus Humaitá. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação – UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patrícia Corsino.
Virginia Souza Oliveira. Tempos e vivências no contexto da Educação Infantil: o encontro entre o hoje, o ontem e o amanhã,. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.
Viviane Tolentino da Silva. O processo de constituição dos vínculos sociais e afetivos de Yara ao longo de três anos em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Vanessa Ferraz Almeida Neves.