CONTRIBUIÇÕES DA BIBLIOTECONOMIA PARA A BEBETECA UFMG – Profa. Dra. Marília de Abreu Martins de Paiva (2024)
O estágio pós-doutoral configurou-se uma pesquisa de imersão nas atividades do Programa de extensão “Bebeteca: uma biblioteca para a primeira infância”, que tem por objetivo principal “Potencializar a formação de docentes e de demais profissionais da Educação para atuarem como mediadoras e promotoras de leitura junto a crianças de zero a seis anos de idade ou para realizarem pesquisas acerca da relação entre a pequena infância e a literatura” (Siex) e envolve vários projetos e ações vinculadas. Assim, a pesquisa caracterizou-se por uma pesquisa-ação, em que “é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou resolução de problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos no modo cooperativo ou participativo” (Thiollent, 1985, citado por Gil, 2008, p.30).
OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES FORMATIVAS DO CURSO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – Profa. Dra. Alessandra Latalisa de Sá (2023)
O projeto de pós-doutoramento foi estruturado a partir da atuação na qualidade de pesquisadora e colaboradora do Grupo de Pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância, do Programa “Bebeteca: uma biblioteca para a primeira infância”, e de docente e coordenadora de projetos vinculados ao programa de extensão da Universidade Fumec (ProExt). Teve como objetivos: 1) aprofundar os conhecimentos sobre a linguagem escrita na Educação Infantil; 2) analisar a participação, os materiais e as metodologias de cursos de formação docente para professoras da Educação Infantil, bem como as práticas realizadas por professoras desse segmento; 3) estreitar vínculos institucionais entre UFMG, Universidade Fumec e Universitat Autònoma de Barcelona, ampliando a perspectiva de internacionalização dos programas de pós-graduação dessas instituições; 4) realizar atividades: palestras, aulas, seminários, coorientação de alunos de graduação e mestrado, e publicação de trabalhos acadêmicos que resultem das pesquisas e ações realizadas durante a residência pós-doutoral. Os objetivos foram alcançados, conforme se verá a seguir. Espera-se que os estudos e as atividades realizadas no âmbito da residência de pós-doutoramento subsidiem e orientem ações de ensino, pesquisa e extensão a serem promovidas pela Faculdade de Educação da UFMG e pela Universidade Fumec.
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o Estado do Conhecimento (1973-2013)
Relatório final do Subprojeto Leitura e escrita na Educação Infantil: o estado do conhecimento (1973-2013), realizado no âmbito do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil. Termo de Cooperação 19031. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Coordenação Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.