OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES FORMATIVAS DO CURSO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2023)
O projeto de pós-doutoramento foi estruturado a partir da atuação na qualidade de pesquisadora
e colaboradora do Grupo de Pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância, do Programa “Bebeteca: uma biblioteca para a primeira infância”, e de docente e coordenadora de projetos vinculados ao programa de extensão da Universidade Fumec (ProExt). Teve como objetivos: 1) aprofundar os conhecimentos sobre a linguagem escrita na Educação Infantil; 2) analisar a participação, os materiais e as metodologias de cursos de formação docente para professoras da Educação Infantil, bem como as práticas realizadas por professoras desse segmento; 3) estreitar vínculos institucionais entre UFMG, Universidade Fumec e Universitat Autònoma de Barcelona, ampliando a perspectiva de internacionalização dos programas de pós-graduação dessas instituições; 4) realizar atividades: palestras, aulas, seminários, coorientação de alunos de graduação e mestrado, e publicação de trabalhos acadêmicos que resultem das pesquisas e ações realizadas durante a residência pós-doutoral. Os objetivos foram alcançados, conforme se verá a
seguir. Espera-se que os estudos e as atividades realizadas no âmbito da residência de pós-doutoramento subsidiem e orientem ações de ensino, pesquisa e extensão a serem promovidas pela Faculdade de Educação da UFMG e pela Universidade Fumec.
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o Estado do Conhecimento (1973-2013)
Relatório final do Subprojeto Leitura e escrita na Educação Infantil: o estado do conhecimento (1973-2013), realizado no âmbito do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil. Termo de Cooperação 19031. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Coordenação Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.