Mônica Correia Baptista
http://lattes.cnpq.br/3951926269873970
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Coordenação
Professora Associada do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela UFMG. Pesquisadora do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita – CEALE/FAE/UFMG e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Infância e Educação Infantil – NEPEI da FAE/UFMG. Atua prioritariamente em temas relacionados às práticas pedagógicas de leitura e escrita com crianças de zero a seis anos, com ênfase na formação do leitor de literatura; políticas educacionais e currículo na Educação Infantil. Coordena o Grupo de Pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância – LEPI, do CEALE/FAE/UFMG. Integra a Comissão Articuladora do Fórum Mineiro de Educação Infantil – FMEI.
Maria Fernanda Rezende Nunes
http://lattes.cnpq.br/8331550612293541
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Coordenação adjunta
Professora Titular-livre do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordena o Curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação da UNIRIO e é líder do grupo de pesquisa Educação Infantil e Políticas Públicas EIPP/CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando nos seguintes temas: política pública, formação, alfabetização e currículo. É bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e representante no comitê científico da Anped – GT Educação da Criança de zero a seis anos). Integra o Fórum de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro.
Patrícia Corsino
http://lattes.cnpq.br/5540561339414541
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Coordenação adjunta
Professora associada do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pedagoga pela Universidade Santa Úrsula, mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É coordenadora adjunta do Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação-LEDUC e coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Linguagem e Escola, da UFRJ. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes campos: infância e linguagem, Educação Infantil, alfabetização, leitura e escrita e literatura infantil. Foi professora, coordenadora pedagógica e diretora em instituição de Educação Infantil. Integra o Fórum de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro.
Vanessa Ferraz Almeida Neves
http://lattes.cnpq.br/5601614079869123
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Coordenação adjunta
Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora do Programa de Pós-graduação em Educação na mesma instituição. Possui graduação em Psicologia, mestrado em Psicologia Social e doutorado em Educação pela UFMG, com estágio sanduíche na Indiana University, sob supervisão do Prof. William Corsaro (2010). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI/FaE/UFMG), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA/FaE/UFMG) e do Grupo Leitura e Escrita na Primeira Infância (LEPI/FaE/UFMG).
Angela Maria Rabelo Ferreira Barreto
http://lattes.cnpq.br/4909130964768095
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Consultoria
Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora-assistente do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília entre 1989 e 1996. Técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea (1985-1992; 1998-2002), realizando estudos e pesquisas sobre educação básica, perfil e formação de professores e educação infantil. Entre 1992 e 1998, foi responsável pela Coordenação-Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação (COEDI/SEB/MEC). Coordenou a área de Educação da Unesco no Brasil (2002-2003). Pesquisadora e consultora junto a instituições nacionais (Ministério da Educação, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social/Presidência da República, entre outras) e internacionais (UNESCO; BID; PNUD e OEI), tendo publicado, individualmente e em coautoria, artigos e capítulos de livros sobre educação básica, desenvolvimento e educação infantil.
Angela Bibiana Nogueira
Secretária geral
Formada em Psicologia Clínica (Bacharelado e Licenciatura), pós graduada em Recursos Humanos. Atuou por cerca de quinze anos como psicóloga organizacional. De 2002 até o presente, trabalha na UFMG com projetos de extensão e pesquisa nas áreas de Educação, Cultura e Meio Ambiente, na elaboração de projetos, captação de recursos, execução e secretaria administrativa de projetos.
Lais Caroline Andrade Bitencourt
http://lattes.cnpq.br/4909130964768095
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Coordenação adjunta
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Possui Graduação em Pedagogia (UCSAL, 2007), Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional (Segmentum, 2009), Mestrado em Educação (FACED/UFBA, 2012) e Doutorado em Educação (FAE/UFMG, 2020). Realizou pós-doutorado em Educação (FAE/UFMG), desenvolvendo estudos sobre os sentidos e as sensibilidades na docência na Educação Infantil sob a supervisão da Drª. Isabel de Oliveira e Silva. Tem experiência com pesquisa e assessoria técnica pedagógica na área de Educação Infantil, com ênfase em formação de professores e docência. Contato: laiscarolineabit@gmail.com
Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo
http://lattes.cnpq.br/4909130964768095
Coordenação adjunta
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Graduada em Pedagogia pela UEMG, com especialização em Metodologias de Ensino, pelo CEPEMG. Professora do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, a partir de 1993, na Rede Municipal de Belo Horizonte. Integrante da Gerência de Coordenação da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, entre 2009 e 2018, como responsável pelas áreas de formação de professoras e coordenadoras pedagógicas, formação das equipes regionais de Educação Infantil, revisão e reescrita das Proposições Curriculares para a Educação Infantil do município. Coordenadora da Formação “Leitura e Escrita na Educação Infantil”, ofertada como curso de extensão da FaE/UFMG.
Camila Souza Petrovitch
http://lattes.cnpq.br/4909130964768095
Pesquisadora
Mestre em Educação no Mestrado Profissional da UFMG. Pedagoga pela UFMG. Tem pós graduação em Educação Bilíngue pelo Instituto Singularidades. Atualmente trabalha como professora de Educação Infantil na rede particular de Belo Horizonte e coordenadora de escola de educação infantil da rede particular. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPEI/UFMG); e o Grupo de Pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância, LEPI/FaE/UFMG. Atua como Formadora Estadual da formação Leitura e Escrita na Educação Infantil do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (2024); Atuou também como tutora da mesma formação em duas edições (BH e Chapada Diamantina) e integra o Programa de Extensão Bebeteca – uma biblioteca para a primeira infância, da FaE/UFMG.
Cynthia Alessandra Terra
http://lattes.cnpq.br/4909130964768095
Pesquisadora
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Experiência na docência, coordenação, formação de professores, acompanhamento às instituições e formulação de políticas de atendimento a infância. Professora aposentada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Docência no Ensino Superior: professora assistente I – Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo. Integrante do Grupo de Pesquisa Leitura e Escrita na Educação Infantil LEPI- FAE/ UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, formação de professores, infância, direito à educação e educação infantil.
Bárbara Poliana Rodrigues Torres Versieux
http://lattes.cnpq.br/4909130964768095
Pesquisadora
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2019). Atualmente é prestadora de serviço voluntário pela Faculdade de Educação (FaE) – UFMG, pelo projeto de extensão intitulado A hora da história na FaE: o que tem nessa bebeteca?. Participa como estudante e pesquisadora no GEPLI (Grupo de Estudo e Pesquisa em Literatura Infantil) e do LEPI (Leitura e Escrita na Primeira Infância). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.
Patrice Michelle Dias Nascimento
http://lattes.cnpq.br/4909130964768095
Pesquisadora
Professora da Educação Infantil na Rede Municipal de Belo Horizonte, possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2008) e especialização em Alfabetização e Letramento (2020), Gestão Escolar Integradora (2020) Biblioteconomia (2021), e Transtorno Aspecto Autista (2023), todas pela Faculdade Batista de Minas Gerais. Atualmente é Professora de Educação Infantil pela PBH (lotada em 2012), preceptora no Programa Residência Pedagógica: Alfabetização e Educação Infantil FaE/UFMG, integra o Grupo de Pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância, LEPI/FaE/UFMG, e o Programa de Extensão Bebeteca – uma biblioteca para a primeira infância, da FaE/UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Literatura Infantil.
Vera Lúcia Otto Diniz
http://lattes.cnpq.br/4909130964768095
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Pesquisadora
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1985), pós graduação “latu sensu” em “Especialização em educação na área de Orientação Educacional pelo Centro de Extensão do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Minas Gerais (1986), Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994) e Especialização em Docência na Educação Infantil pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Principal atuação como professora da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – Secretaria Municipal de Educação, trabalhando na formação de professoras de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação e nas Diretorias Regionais de Educação nas equipes de apoio pedagógico à educação infantil da Rede. Atualmente aposentada na Rede Municipal. Militante da Educação Infantil com participação no Fórum de Educação Infantil de Belo Horizonte e do Fórum Municipal Permanente de Educação BH. Mestranda no PROMESTRE -Faculdade de Educação de Munas Gerais UFMG. Integrante do grupo de pesquisa Leitura e Escrita na Educação Infantil – FaE -UFMG.