O curso

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA DOCENTES

1. Público alvo:

Professoras da Educação Infantil das redes públicas e privadas de ensino

2. Objetivos:

O curso “Leitura e Escrita na Educação Infantil” tem como objetivo geral a formação de professoras de Educação Infantil para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita, em creches e pré-escolas. A complexidade dessa tarefa levou-nos a estruturar o curso em oito cadernos, destacando, em cada um deles, temas relacionados à temática que são abordados articuladamente uns aos outros.  Os cadernos são compostos por três textos, escritos por diferentes autores, o que permite ampliar o diálogo sobre teorias e práticas que informam e dão concretude ao trabalho docente.

3. Metodologia:

O curso “Leitura e Escrita na Educação Infantil” foi planejado para implementação na modalidade presencial, mas, devido à pandemia da Covid-19, o curso foi remodelado para o formato à distância. Possui material didático-pedagógico próprio, os cadernos, cujas unidades são estruturadas em seções que procuram articular teoria e prática.

3.1. Material didático pedagógico

Conforme mencionamos anteriormente, o material pedagógico do curso, formado pelos oito cadernos, foi elaborado de modo a proporcionar a articulação entre ciência, arte e vida, buscando uma unidade de sentido na qual a professora possa relacionar conhecimentos teórico-científicos com diferentes manifestações artístico-culturais e com seu cotidiano na Educação Infantil.

Os conceitos e as formulações teóricas são aprofundados e articulados com manifestações artísticas – poemas, contos, letras de música, reproduções de obra de arte, fotografias, etc. – e com o trabalho pedagógico junto às crianças de creches e pré-escolas. Assim, ao longo do curso, são muitas as oportunidades de dialogar com livros de literatura, textos informativos, filmes, desenhos animados, jogos, imagens, sitesblogs, etc., o que contribui para a ampliação da formação cultural tão necessária à docência.

Leva-se em conta, nas unidades, que professoras e crianças têm conhecimentos e experiências que precisam ser considerados. Assim, os textos buscam estabelecer o diálogo com os sujeitos envolvidos – crianças, professoras e famílias. As produções originais de autores que compõem a literatura fundamental da área/tema são objeto de referência para possibilitar o acesso das professoras e contribuir para sua autonomia acadêmica e profissional.

Sempre que pertinente, são feitas referências à Lei de Diretrizes e Bases, às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, ao Plano Nacional de Educação, às Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais, entre outros marcos legais. O Programa Nacional Biblioteca da Escola, dada a sua relevância como política de leitura, é objeto de estudo e trabalho em um dos cadernos. O material didático-pedagógico foi elaboradopara utilização em curso de formação docente; portanto, pressupõe a mediação e o trabalho sistemático de acompanhamento.

Cada unidade contém a seguintes seções:

4. Carga horária

No mínimo, 150 horas, com a duração de dois semestres letivos.

Dentro deste total de horas, são realizadas atividades assíncronas via plataforma Moodle e com interação com a tutora de cada turma, oficinas de literatura infantil, tertúlias literárias e seminários.


 

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