Ao longo de três anos, o Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil desenvolveu inúmeras reuniões com especialistas, técnicos e gestores educacionais, contribuindo para formular diretrizes para elaboração de documentos oficiais ou para formulação de políticas públicas. Além dessas reuniões, foram realizados cinco seminários internacionais com o objetivo de ampliar as discussões e, dessa forma, melhorar a compreensão sobre o fenômeno da leitura e da escrita na Educação Infantil.
I Seminário internacional Literatura na Educação Infantil: acervos, espaços e mediação
Belo Horizonte | 08 e 09 de maio de 2014
A primeira temática discutida pelo Projeto foi a literatura infantil. Dessa forma, buscou-se chamar atenção para a relevância que a literatura possui para o trabalho com crianças de zero a seis anos, em creches e pré-escolas. Durante dois dias, problematizou-se o estatuto de arte da literatura infantil e sua relevância para a constituição das subjetividades infantis, os desafios da mediação, critérios de seleção, organização de acervos e as políticas públicas de compra e distribuição de livros. Participaram do seminário 150 profissionais de diversos estados brasileiros. Aproveitando o encontro de pesquisadores do Brasil, México, Colômbia e França, realizou-se reunião para trocas de experiências entre os país e entre as universidades brasileiras de diferentes regiões acerca da Educação Infantil e da problemática da leitura e da escrita.
II Seminário internacional do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil
Belo Horizonte | 08 e 09 de setembro de 2014
Este seminário contou com dois momentos. O primeiro deles, para um público de aproximadamente cinquenta pessoas, aconteceu na Faculdade de Educação da UFMG, no dia 08 de maio de 2014. Nesse encontro, as professoras Ana Teberosky e Magda Soares fizeram uma exposição a partir da leitura do projeto Leitura e escrita na Educação Infantil, refletindo sobre as metas e ações destinadas à formação continuada de professores da Educação Infantil. Como parte dessa reflexão e problematização, analisaram o subprojeto “Leitura e Escrita na educação Infantil: práticas educativas”, discutindo de que forma e em que medida as publicações poderiam dialogar com os dados e informações obtidos pela pesquisa. Que eixos deveriam nortear essas publicações, que formato, que ênfases deveriam ser dadas nessas publicações e que estrutura e formato poderiam ter as ações de capacitação que utilizariam esse material? Essas foram algumas questões debatidas neste primeiro dia de seminário. O segundo momento ocorreu no auditório do Centro de Atividades Didáticas 1, da UFMG, contando com um público de aproximadamente seiscentos educadores de diversas cidades brasileiras. Na ocasião, a professora Ana Teberosky apresentou o trabalho realizado por ela e sua equipe de pesquisadores, em Barcelona, com crianças e professores da educação infantil.
III Seminário internacional do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil
Rio de Janeiro | 27 e 28 de novembro de 2014
O objetivo foi o de conhecer os resultados da pesquisa Leitura e Escrita: prática pedagógicas, desenvolvidas em creches e pré-escolas, de diferentes contextos brasileiros a partir da qual buscou-se investigar como essas práticas se relacionavam, explícita ou implicitamente, com os princípios e critérios estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil –DCNEI. Esteve presente um público de aproximadamente duzentas pessoas entre pesquisadores, gestores públicos, membros de conselhos de educação, professores e diretores de escolas de educação infantil e promotores de leitura, no Auditório Pedro Calmon – da UFRJ – no Campus Praia Vermelha da UFRJ. Entre esses convidados, destaca-se a presença das professoras de Educação Infantil que gentilmente autorizaram a realização da pesquisa em suas salas.
IV Seminário internacional do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil
Belo Horizonte | 30 e 31 de março de 2015
Foram realizadas diversas atividades que contaram com a presença da professora Betttina Kümmerling-Meibauer, da Eberhard Karls University, da Alemanha, especialista em livros e leitura para bebês e demais crianças bem pequenas. Nos dois dias, foram realizadas reuniões técnicas, workshop, conferências e mesas redondas. As atividades envolveram um público de mais de quinhentos profissionais interessados nos debates.
V Seminário internacional do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil
Belo Horizonte | 31 de 0utubro e 01 de novembro de 2016
Este Seminário encerrou a primeira fase do Projeto e teve como objetivo apresentar os resultados obtidos com as pesquisas e a produção do material elaborado para subsidiar ações de formação de professoras da Educação Infantil. Foi um espaço de reflexão sobre possíveis alternativas para a implantação do curso de formação e de articulação de uma rede de especialistas e demais interessados na questão da leitura e da escrita na Educação Infantil. Participaram aproximadamente 250 pessoas, entre pesquisadores, gestores públicos, membros de conselhos de educação, professores e diretores de escolas de Educação Infantil e promotores de leitura. A participação dos autores e dos leitores críticos enriqueceu os debates e contribuiu para compreender o processo coletivo de construção que o Projeto proporcionou. No evento, integrantes de fóruns estaduais de Educação Infantil redigiram e entregaram à representante do Ministério da Educação, carta de reivindicação contendo as diretrizes necessárias para implantação de uma política de formação.